quinta-feira, 9 de junho de 2011

Avaliação Nacional de Vinhos - Chegou o momento de avaliar a Safra 2011

A Associação Brasileira de Enologia (ABE) deu início ao criterioso ritual de mais uma edição da Avaliação Nacional de Vinhos. Depois de ter enviado às vinícolas brasileiras o Regulamento Oficial que explica cada fase do evento, agora a entidade se prepara para receber as inscrições das amostras da safra 2011 que devem ser feitas pelas vinícolas até o dia 22 de junho, impreterivelmente.
 Em sua 19ª edição, a Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2011 se constitui no maior momento de celebração e promoção do vinho brasileiro. A análise de amostras de vinícolas de diversas regiões produtoras do Brasil permite chegar a um diagnóstico da qualidade da safra e da própria evolução do setor na elaboração de vinhos e espumantes.
 Este trabalho vem sendo desenvolvido desde 1993, quando foi realizada a primeira edição do evento. De lá para cá, 3.753 amostras já foram analisadas. Nesses 18 anos, 10.417 apreciadores de vinhos marcaram presença degustando na taça a representatividade de cada safra. A contribuição do evento para a evolução do setor é indissociável, pois é a partir dele que se pode avaliar a performance de cada safra em diferentes regiões e com distintos terroirs. E é justamente por isso que o evento tem participação direta nesta construção, servindo de termômetro e apresentando o panorama do setor vitivinícola brasileiro.
 Única e com distinção mundial, a Avaliação Nacional de Vinhos representa a pré-estréia dos vinhos da safra. As amostras, depois de coletadas nas vinícolas a partir do dia 11 de julho, serão avaliadas por um grupo de enólogos brasileiros durante o mês de agosto e, posteriormente, colocadas para apreciação de um público de mais de 700 pessoas no dia 24 de setembro no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Neste dia serão conhecidos os 16 vinhos representativos da Safra 2011. As inscrições para participação no evento estarão abertas na segunda quinzena de agosto.

Como se inscrever?

As inscrições podem ser feitas em seis categorias de vinhos: Branco Fino Seco Não Aromático, Branco Fino Seco Aromático, Rosé Seco, Tinto Fino Seco, Tinto Fino Seco Jovem e Vinho Base para Espumante. Somente são aceitos vinhos de viníferas, secos, 100% varietais (exceto vinho base para espumante e rosé), da safra 2011. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site http://www.enologia.org.br/.

Conheça os resultados da avaliação de 2010
(clique na imagem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário