quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Três vinhos portugueses entre os 25 melhores do mundo

Fonte: Agência Lusa de Notícias

Bacalhoa Moscatel 2004 foi eleito o melhor vinho licoroso a menos de 10 libras (11 euros), o Tagus Creek Shiraz e Trincadeira 2010 o melhor tinto de mistura a menos de 10 libras e o Madeira Verdelho Henriques & Henriques 15 anos o melhor vinho licoroso a mais de 10 libras.
Sarah Amed, crítica de vinhos, confiou à Agência Lusa que os júris “ficaram encantados” com o Tagus Creek, por ser “muito fresco e aromático e possuir caráter para um vinho deste preço”.
Hugo Campbell, importador e diretor da Ehrmanns wines, explicou que o “estilo português de moscatel está se tornando mais conhecido no mercado britânico pela elevada relação qualidade-preço”, como o Bacalhoa, que custa cerca de nove libras (10 euros), “tendo em conta que estes vinhos são envelhecidos cerca de seis anos”.
Para Humberto Jardim, administrador, este é mais um prêmio internacional para os vinhos da Henriques & Henriques, produtor de vinho da madeira que já tinha sido galardoado há dois anos pela “Decanter”, algo que admite ser “benéfico” para as vendas, embora não tenha quantificado.
Este ano, Portugal igualou a França, país tradicionalmente reconhecido pelos seus vinhos, no número de prêmios internacionais e ultrapassou-a no total de medalhas atribuídas este ano.
O júri da “Decanter” avaliou no total 12.254 candidatos, dos quais 237 foram distinguidos com medalhas de ouro e 118 receberam troféus regionais.
Na lista dos vencedores internacionais estão também vinhos franceses, italianos, espanhóis, neozelandeses, argentinos e, surpreendentemente, um chinês, vencedor do prêmio internacional de tinto varietal Bordeaux a mais de 10 libras.
França foi o país produtor com maior número de prêmios e Espanha concorreu com o maior número de vinhos (1200), que receberam um recorde nacional de medalhas e distinções (828).
Mas a “Decanter” afirma que “o país para o qual os consumidores e especialistas devem estar atentos é Portugal, que ganhou 84% das premiações, incluindo três troféus internacionais”.
Os vencedores dos prêmios partem agora para uma série de provas de vinho em 21 países, incluindo o Brasil, EUA, França, China e Rússia.
Eles ganham também o direito de usar para efeitos promocionais o prêmio e um autocolante nas garrafas com um D dourado correspondente à distinção feita pela “Decanter”, cujo efeito nas vendas é substancial.
Hugo Campbell revelou à Agência Lusa que uma recomendação como esta pode impulsionar as vendas em “30 a 40%”.
A “Decanter” é uma revista especializada em vinhos com milhares de leitores em mais de 150 países, tendo lançado estes prêmios internacionais em 2004.

Confira os resultados na Decanter

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