quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Pão de Açúcar patrocina dicionário sobre Vinho do Porto

O Pão de Açúcar é o patrocinador do “Dicionário Ilustrado do Vinho do Porto”, um guia sobre a bebida mais famosa de Portugal. O trabalho é o resultado de seis anos de pesquisa do enófilo e consultor de vinhos do Grupo Pão de Açúcar, Carlos Cabral, e do produtor português Manuel Pintão. A obra chega esta semana às livrarias especializadas de São Paulo.
A ideia de elaborar o “Dicionário Ilustrado do Vinho do Porto” surgiu em setembro de 2004. Para a tarefa, Cabral convidou Manuel, que, por 53 anos, foi administrador da CasaVinícola Manoel D. Poças Junior, fundada em 1918. Da amizade entre ambos e do interesse pelo Vinho do Porto, nasceu o dicionário temático que reúne mais de 3 mil verbetes e 620 ilustrações em 575 páginas.
“Minha amizade com Manuel Joaquim começou em 1980. Ao longo dos anos trocamos informações sobre a história do vinho, a manutenção das tradições, a comercialização e a melhor participação do Porto no mercado brasileiro”, explica Cabral. “Esse foi um importante ponto de partida para escrevermos o livro e consolidarmos não apenas a nossa experiência no universo dos vinhos, mas toda a paixão que temos sobre o assunto”, completa o enófilo.
Partindo da vasta biblioteca que possuem sobre o assunto, muitas viagens entre Brasil e Portugal e pesquisas em campo, os autores abordam 55 temas no dicionário. Entre os títulos estão as casas produtoras de Vinho do Porto, a história e geografia da região do Douro, o folclore, a legislação e o controle de qualidade da bebida, o comércio local e internacional, as castas cultivadas, além da história e dos tipos.
“O Vinho do Porto merecia esta obra, pois já está entre nós há 400 anos e tem muitos admiradores. É um vinho que caiu no gosto dos brasileiros, que procuram cada vez mais conhecer o produto. No Grupo Pão de Açúcar oferecemos mais de 40 rótulos de vinhos portugueses, a metade deles é do Porto”, explica Cabral.
Fonte: Adnews


Nenhum comentário:

Postar um comentário